Dom Gilvan
Francisco dos Santos, O.S.B
(Monge Beneditino)
Salvador, Bahia – 06 de setembro de 2021
Salve dia 07 de setembro, centenário da nossa Legião de Maria!
Eu, como membro da Santa Legião de Maria, não poderia deixar em branco este memorável dia do seu centenário (1921-2021). Pois, esse grande e santo movimento, hoje presente em todo o mundo, foi fundado no ano de 1921, no dia 07 de setembro, prestando desde o seu início, a Igreja, um grande serviço de amor e respeito por intermédio da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Cristo. Não somente os legionários mas todos aqueles que conhecem a Legião de Maria, sabem da grande importância que esta tem na vida da Igreja e o seu amor no serviço de Cristo, junto a todos os que necessitam de Deus, seja a necessidade corporal ou espiritual. Isso, se dá, também, devido a sua extraordinária organização. O Servo de Deus Frank Duff seu fundador, com seu grupo pensou e executou com muita dedicação esse belíssimo movimento que sem nenhum medo, e sem erro, posso afirmar, ser ele, inspiração do Espírito Santo.
Pois bem! Pela graça do bom Deus, eu ingressei na Legião de Maria no Praesidium Virgem Singular em 1997, na Vila de Apoti – Capela de Santo Antônio de Pádua. Esse Praesidium na época tinha a Sede de sua Cúria na cidade de Chã de Alegria – PE. Atualmente a sua Sede se encontra na cidade de Glória do Goitá – PE. No ano 2000 ao ingressar no Mosteiro de São Bento na cidade Garanhuns, não era mais possível ser um membro da ativo da tão querida Legião. Portanto, quem faz a sua consagração na Legião de Maria, ou seja, tendo a mesma devoção e seguindo como puder os seus estatutos, esse não deixa de ser Legionário. Por isso, serei sempre um Legionário.
O Sr. Frank Duff (1889-1980), assim como tantos outros que foram iluminados pelo Espírito Santo na história da Igreja, juntamente com um pequeno grupo de senhoras bastante religiosas bem como o Pe. Michael Toher, na Arquidiocese de Dublin, na Irlanda, fundou o primeiro Praesidium da Legio Mariae (Legião de Maria), no dia 07 de setembro do ano de 1921.
Ele possuía uma visão e um ímpeto de profunda compreensão do papel e o valor da Santíssima Virgem Maria no plano da redenção, bem como do papel dos fiéis leigos na missão da Igreja. Por isso, ainda hoje vemos no mundo os frutos do seu dedicado trabalho em prol do reino de Deus. No ano de 1965 em 11 de dezembro, Frank Duff como observador leigo no Concílio Vaticano II, foi recebido em audiência particular pelo Sumo Pontífice São Paulo VI. “Sr. Duff” – disse-lhe o Santo Padre – “quero agradecer-lhe os seus serviços à Igreja e a manifestar-lhe também o apreço por tudo quanto a Legião de Maria fez... A Legião de Maria serviu fielmente a Igreja e a Igreja protegerá a Legião.” Aqui, o Santo Padre reconhecia os grandes trabalhos que a Santa Legião de Maria oferecia a Igreja. Pois, todo legionário tem um coração missionário. Onde se encontra a Legião de Maria, aí está a presença de Nossa Senhora no meio dos seus amados filhos, socorrendo-os em suas necessidades e lhes concedendo graças de suas sagradas mãos. Quantas necessidades temos atualmente em nosso mundo tão ferido por guerras, pandemia, fome, desemprego, descaso de muitos órgãos estatais, fome de Deus, etc! Diante de todos esses e outros problemas mundiais a Legião de Maria atua como muita dedicação. Os papas sempre olharam com muito respeito e carinho para este grande movimento tão necessário a Igreja e ao mundo.
O Sr. Frank Duff na sua época, devido às necessidades do seu país, buscou aliviar ao menos um pouco da sede de Deus e também as necessidades materiais dos homens. Daí podemos ver claramente os efeitos maravilhosos da Legião na Igreja e no mundo. Uma verdadeira iluminação do Espírito Santo de Deus.
Os Legionários tem sua presença nos hospitais rezando e consolando os doentes, muitas vezes não são visíveis estes trabalhos, mas conhecidos por Deus e sua Santíssima Mãe. Fazem também visitas aos doentes a domicílio, ajuda a sua paróquia e o seu bairro etc. São muitos os trabalhos prestados por cada Praesidium em sua localidade. Um trabalho valioso para a Igreja e para o mundo. Portanto, os legionários reza e trabalha. É belo o que dizia São Tomás More: “Concedei-me, Senhor, a graça de trabalhar por aquilo que é objeto das minhas orações.” Assim é a vida dos legionários de Maria. Na bela oração legionária que rezamos no final de cada reunião, podemos ver claramente este empenho e a força legionária: “Dai-nos uma fé viva, animada pela caridade, que nos leve a praticar as nossas ações, unicamente por amor de Vós, e a ver-Vos e a servir-Vos sempre no nosso próximo; uma fé firme e inabalável como a rocha, que nos conserve calmos e resolutos no meio das cruzes, trabalhos e decepções da vida; uma fé corajosa que nos anime a empreender e prosseguir, sem hesitação, grandes coisas, por Vossa glória e pela salvação do próximo...” (MANUAL DA LEGIÃO DE MARIA, p. 132).
A Legião tem como padroeiros alguns Santos que protegem e auxiliam aos legionários nos seus trabalhos e orações, a quem devem recorrer. São eles: São José, São João Batista, São João Evangelista, São Pedro, São Paulo, São Luís Maria de Montfort, São Miguel Arcanjo, São Gabriel Arcanjo, as Milícias do céu, legião dos Anjos de Maria. Com esse exército, a legião sempre foi protegida das insídias e ataques do maligno que só deseja destruir a obra de Deus.
Quanto a reunião de cada Praesidium, que é semanal ou mensal dependendo das necessidades de cada um deles, estas reuniões tem um roteiro fixo para todos. Isto é, não pode ser mudado. Por isso cada legionário recebem um a cartela chamada de Tessera: “Será entregue a todos os legionários ativos e auxiliares uma folhinha chamada Tessera, que contém as orações da Legião...” (MANUAL DA LEGIÃO DE MARIA, p. 146).
Nas reuniões é necessário uma mesa em que esteja presente a imagem de Nossa Senhora das Graças, devoção escolhida pela fundador, o Vexillum Legionis, castiçais com velas e flores. O que chamamos de disposições do altar legionário. E este altar não pode ficar fora do círculo da reunião.
Inicia-se a reunião com a invocação ao Espírito Santo, uma oração própria, reza do terço, outra oração e invocação dos santos padroeiros da Legião. Depois a Catena Legionis, antífona: Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha? (O Magnificat), uma invocação à Virgem Maria: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós, e uma oração. No final da reunião, persignação a Trindade Santa, pedido de proteção a Mãe de Deus: À Vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos de todos os perigos, o Virgem gloriosa e bendita. Em seguida invocação própria do Praesidium, os Santos protetores, encerrando com a bela oração legionária. (MANUAL DA LEGIÃO DE MARIA, p. 129).
Não só nós os legionários, mas todos
os cristãos invoquemos sempre a Mãe de Deus diante das nossas necessidades e
das necessidades do nosso próximo. Pois, a Santíssima Mãe está sempre pronta a
nos atender por seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
ROTEIRO DE ORAÇÕES DA
REUNIÃO DA LEGIO DE MARIAE
TESSERA DA LEGIÃO DE
MARIA
ORAÇÕES INICIAIS
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
P. Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.
V. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e
tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.
P. OREMOS:
Ó Deus que santificais a Vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
P. Abri os meus lábios, ó Senhor.
R. E minha boca anunciará o Vosso
louvor.
P. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
P. Glória ao Pai e ao Filho e ao
Espírito Santo.
R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
(Segue-se o rosário, terminando pela Salve Rainha)
P. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
P. OREMOS:
Ó Deus, cujo Filho Unigênito, por Sua vida, morte e ressurreição, nos obteve o prêmio da salvação eterna, concedei-nos, nós Vô-Lo pedimos que, meditando estes mistérios do Sacratíssimo Rosário da Bem-Aventurada Virgem Maria, imitemos o que contêm e consigamos o que prometem. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém.
P. Coração Sacratíssimo de Jesus,
...........................R. Tende piedade de nós.
P. Coração Imaculado de Maria,
................................R. Rogai por nós.
P. São José,
...............................................................R. Rogai por
nós.
P. São João Evangelista,
...........................................R. Rogai por nós.
P. São Luiz Maria de Montfort, ...................................R. Rogai por nós.
Em nome do Pai t e do Filho e do
Espírito Santo. Amém.
CATENA LEGIONIS
Ant. Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha?
__ A minh'alma engrandece ao Senhor*
__ E se alegrou o meu espírito em
Deus, meu Salvador.
__ Pois Ele viu a pequenez de sua
serva,*
eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
__ O poderoso fez por mim maravilhas*
e Santo é o seu nome!
__ Seu amor, de geração em geração,*
chega a todos que o respeitam.
__ Demonstrou o poder de seu braço,*
dispersou os orgulhosos.
__ Derrubou os poderosos de seus
tronos*
e os humildes exaltou.
__ De bens saciou os famintos*
e despediu, sem nada, os ricos.
__ Acolheu Israel, seu servidor,*
fiel ao seu amor,
__ como havia prometido aos nossos
pais,*
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
__ Glória ao Pai e ao Filho e ao
Espírito Santo,*
como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha?
P. Ó Maria concebida sem pecado,
R. Rogai por nós que recorremos a Vós.
P. OREMOS:
Senhor Jesus Cristo, Mediador nosso perante
o Pai, que Vos dignastes escolher a Virgem Santíssima, Vossa Mãe, para Mãe e
Medianeira nossa junto de Vós, concedei misericordiosamente a quem a Vós
recorrer, buscando os Vossos favores, se regozije de os receber todos por Ela.
Amém.
ORAÇÃO
LEGIONÁRIA
(Deve rezar-se no fim da reunião)
ORAÇÕES FINAIS
Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.
P. À Vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as súplicas que em nossas necessidades vos dirigimos, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.
(Invocação própria do Praesidium)
Fora das reuniões do Praesidium reza-se sempre a invocação seguinte:
P. Maria Imaculada, Medianeira de
todas as graças (Ou invocação própria do
Praesidium). .............................................................................R.
Rogai por nós.
P. S. Miguel e S. Gabriel,
.........................................................R. Rogai por nós.
P. Milícias todas dos céus, Legião dos
Anjos de Maria ...........R. Rogai por nós.
P. S. João Batista,
....................................................................R. Rogai
por nós.
P. S. Pedro e S. Paulo, .............................................................R. Rogai por nós.
Concedei-nos, Senhor, a nós que militamos sob o estandarte da Virgem, aquela plenitude de fé em Vós e de confiança em Maria, que nos assegurem a conquista do mundo. Dai-nos uma fé viva, animada pela caridade, que nos leve a praticar as nossas ações, unicamente por amor de Vós, e a ver-Vos e a servir-Vos sempre no nosso próximo; uma fé firme e inabalável como a rocha, que nos conserve calmos e resolutos no meio das cruzes, trabalhos e decepções da vida; uma fé corajosa que nos anime a empreender e prosseguir, sem hesitação, grandes coisas, por Vossa glória e pela salvação do próximo; uma fé que seja a Coluna de Fogo da nossa Legião que nos guie avante unidos, - para acender em todos a chama do Amor divino, - iluminar os que estão nas trevas e sombras da morte, - animar indecisos - restituir a vida aos mortos no pecado; e nos dirija os passos no caminho da paz; de forma que, terminado a batalha da vida, a nossa Legião possa reunir-se, sem uma só perda, no Reino do Vosso Amor e Glória. Amém.
P. Que as almas dos legionários e de todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz. Amém.
(Segue-se a bênção do Diretor Espiritual).
Em nome do Pai t e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
(MANUAL
OFICIAL DA LEGIÃO DE MARIA, p. 129)
REFERÊNCIAS
- BRADSHAW, Robert. Frank Duff: Fundador da Legião de Maria. Autor: Pe. Robert Bradshaw – Tradutor: Francisco Lopes, Espiritano. / Editora Rei dos Livros: Lisboa, 1998.
- MANUAL OFICIAL DA LEGIÃO DE MARIA, 1ª edição no Brasil conforme a nova edição revista e aumentada publicada pelo Concilium em 1993. Concilium Legionis Mariae de Montfort House North Brunswick Street Dublin – Ireland – Nova edição revisada no Brasil / Impresso: Escolas Profissionais Salesianas: São Paulo, 1996.
Ut In Omnibus Glorificetur Deus (RB 57, 9)