Dom Gilvan
Francisco dos Santos, O.S.B
(Monge Beneditino)
Salvador, Bahia – 28 de agosto de 2021
Certo dia, deparei-me com uma das frases do filósofo e matemático cristão, Marcel Légaut (1900-1990), que dizia: “SÓ A LEMBRANÇA PERMITE AO SER HUMANO COMPREENDER A SUA EXISTÊNCIA”. Através desta belíssima frase pude mais uma vez perceber a importância das nossas lembranças, principalmente em relação aos nossos ancestrais que nos deixaram os seus legados de vida com suas falhas e acertos, suas alegrias e tristezas e todos os outros momentos que passaram em suas vidas, legados estes que foram repassados às suas gerações, e que fizeram história, bem como ainda hoje é de grande importância os acontecimentos de outrora, e, farão sem dúvidas, o conjunto da vida de cada um de nós. Sempre gosto de pensar que o passado já foi um presente. O presente será logo um passado e, o futuro será um presente e logo um passado. Por isso, a grande importância de aproveitarmos bem o tempo presente para termos um bom e feliz passado e um futuro promissor. Assim se constitui a vida humana. Portanto, tenhamos cuidado com aquele que é o mais importante, o presente, porque a nossa vida dependerá sempre dele. O momento presente bem vivido, será um passado saudoso e um futuro bem elaborado e estruturado. Nisso, está o equilíbrio da sociedade, da família, das relações pessoais, enfim, da vida.
Por isso, gosto de resgatar e relembrar, seja em fotografias ou na escrita, documentos de Genealogia, a memória de nossas famílias etc; deixando assim para a posteridade um registro importante, principalmente para aqueles que não conheceram os seus antepassados. Assim, não deixando no esquecimento as bases das nossas famílias. (cf. As fotos montagens abaixo).
Vendo por esse prisma sabemos que é de grande importância termos o conhecimento dos fatos históricos dos nossos ancestrais que nos precederam na morte, ou seja, um registro genealógico e outros grandes acontecimentos, onde não se perderão no esquecimento os nossos parentes que já fizeram as suas histórias e também aqueles que ainda estão no processo da história, isto é, os dias atuais. Cada ser humano com suas particularidades e caminhada singular faz a sua história. Algumas delas mais abrangentes e de grande exemplo para muitos, devido a forma que a conduziram ou conduzem e outras mais escondidas, podemos dizer. Porém, todas elas são importantes para o projeto e o processo histórico universal. São elas formadoras da grande teia histórica da humanidade. Que maravilha seria se toda família tivessem um registro de todos os seus membros, bem como a maioria dos acontecimentos que ocorreram em sua trajetória. Que riqueza seria para a história da humanidade. Daí a importância de um registro Genealógico e dos acontecimentos em nossa vida.
Nessa linha de pensamento sou da
opinião que, sem a lembrança não seremos permitidos compreender a nossa própria
existência e nem a dos outros. Pois, relembrar e registrar é reviver o nosso
momento histórico e os dos outros.
ALGUNS REGISTROS DE FAMÍLIA
Ut In Omnibus
Glorificetur Deus (RB 57, 9)