sábado, 1 de novembro de 2025

 

UMA ROTA A SEGUIR SEM SE PERDER

Dom Gilvan Francisco dos Santos, OSB

(Monge Beneditino)

Salvador, Bahia – 1º de novembro de 2025

Quem não possui um foco, uma direção para seguir, e um lugar para chegar, certamente se perderão no seu trajeto. Pois, para quem devemos olhar? Para onde se dirigir? Em qual lugar devemos chegar? A nossa caminhada de fé deve ser assim. Portanto, todo cristão deve ter em mente um foco que é Jesus Cristo, o caminho que nos dará a direção para seguir, que é o mundo com seus mais variados momentos felizes e tristes, e o lugar da chegada, que é o céu. Se assim não for, não terá nenhum sentido a nossa vida cristã. Para seguir nessa trilogia cristã, sem se perder nessa rota, o próprio Jesus nos dirá: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. (Jo 8,12). Este é um conselho valioso do Senhor para todos nós. Leiamos a passagem anterior a essa, e veremos que ocorre aquele importante episódio da mulher pega em adultério, e diante desse contexto Jesus vai se mostrar como a luz do mundo. Ou seja, quem anda com Jesus, estará na luz e não se perderá no caminho por mais difícil que este seja, ou por mais que o homem tenha pecado em sua vida. Portanto, deve haver uma conversão de vida. Jesus é pura compaixão e amor.

Nesse contexto da conversão, eu comparo a caminhada de fé cristã com uma longa viagem que todos nós teremos que fazer, porém, não uma viagem confortável de automóvel e sempre em caminhos asfaltados e belos. Tenhamos a certeza que essa longa ou curta viagem, nós a faremos em uma densa, perigosa e grande floresta, onde, nela encontraremos de tudo um pouco. Iremos encontrar pessoas de todos os tipos; boas e más, de diversas faixas etárias, com diversos poderes aquisitivos diversos. Porém, encontraremos também flores, deliciosas frutas, sombra, água fresca, bem como espinhos, pedras grandes e pequenas para removermos ou para escalarmos, barrancos íngremes, rios caudalosos, pântanos, lamaçais, animais de todas as espécies e uma infinidade de outros obstáculos, de coisas boas e más. Cada um no seu trajeto saberá das suas dificuldades nessa densa floresta que terá que atravessar para chegar ao seu destino.

Nessa caminhada de fé cada um de nós é que iremos resolver a nossa vida em face dos obstáculo que aparecerem, seja na tristeza ou na felicidade. Claro que nos ajudando uns aos outros, mas dependerá de nós como viveremos nessa grande floresta do mundo. Nesse trajeto muitos pararão diante dos elementos que foram apresentados e outros. Uns se perderão no caminho, outros pararão cansados e dormirão. Outros ficarão inebriados com a beleza das flores, as águas frescas e das sombras das árvores. Outros com o peso cansaço desfalecerão sem ânimo religioso. Outros ainda não saberão mais porque estão caminhando e para onde vão. Perderão assim o seu foco, a sua direção para seguir, e o lugar onde deveria chegar.

Nesse trajeto da fé, muitas vezes olharemos para o céu, mas não o enxergaremos por causa das copas das árvores com suas densas folhagens e da imensidão da floresta com os seus muitos obstáculos. Por isso, muitos cristãos caem no desespero achando que tudo está acabado em sua vida. Com o verdadeiro cristão isso não deve acontecer. Os verdadeiros seguidores de Jesus não esquecem o que o seu Mestre lhes disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. (Jo 8,12). Portanto, deveremos ser resolutos em tudo o que fizermos e termos a convicção que o foco central é Jesus Cristo nosso Senhor, que a caminhada com suas mais variadas formas é necessária para a nossa vida neste mundo, e em qual lugar iremos chegar, que é o céu, o Reino de Deus. Tenhamos coragem! Sejamos sempre prudentes diante das dificuldades. Nelas, paremos um pouco, reflitamos a situação para acharmos soluções. Depois recobremos as nossas forças e sigamos em frente na direção que almejamos, ou seja, o Cristo e o Reino de Deus.

Sabemos que o caminho da fé não é fácil, mas o Senhor nos ensinou: Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. Pois aquele que quiser salvar sua vida a perderá, mas o que perder sua vida por causa de mim, a salvará. Com efeito, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se se perder ou arruinar a si mesmo? Pois quem se envergonhar de mim e de minhas palavras, o Filho do Homem dele se envergonhará, quando vier em sua glória e na do Pai e dos santos anjos. (Lc 9,23-26). Cf. Lc 14,27; Mt 10,38; 16,24-27; Mc 14,27; Jo 12,25. Então diante das dificuldades que aparecerem na nossa caminhada da vida cristã, não fujamos dela; enfrentemo-la com coragem; o Senhor mais uma vez nos diz: No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!” (Jo 16,33).

REFERÊNCIAS

BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2002.

Ut In Omnibus Glorificetur Deus (RB 57,9)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário